Businessman in front of a choice labelA decisão de qual faculdade escolher, qual curso combina mais com você e o que você vai fazer quando terminar a graduação pode ser descoberta através de uma análise pessoal dos seus gostos e habilidades.

A sua personalidade pode dizer muito sobre você e isso pode te ajudar a descobrir em quais áreas de atuação está mais propício a alcançar o sucesso.

Essa não é uma regra que se aplica a todos, mas a probabilidade de conquistar uma carreira bem-sucedida é muito maior quando se faz aquilo que gosta, que tem mais interesse.

Outra forma de definir se você está fazendo a escolha certa é pensar em todos os prós e contras dessa profissão. É preciso pesar as vantagens e desvantagens da rotina que será exercida e se isso não é um problema para você. Escolher algo que não te satisfaz, rapidamente fará com que você perca o interesse pela sua profissão e não consiga desenvolver um bom trabalho.

E se mesmo depois de pensar em tudo o que gosta de fazer ainda existirem dúvidas sobre o que escolher, pode-se recorrer aos testes vocacionais, hoje em dia mais comumente chamados de orientação vocacional.

Essa orientação é aplicada por profissionais da psicologia através de entrevistas, dinâmicas e exercícios, a fim de ajudar as pessoas a se conhecerem melhor e verificar se os seus interesses batem com suas aptidões. Por exemplo, não adianta uma pessoa gostar de números, mas não ter um bom raciocínio lógico, ou então apreciar a medicina, mas não conseguir ver sangue.

Outra dica importante para se fazer uma boa escolha é pesquisar muito sobre a profissão de interesse, tentar conversar com estudantes e também com profissionais que já estão atuando na área, participar de palestras sobre o tema escolhido, verificar a grade do curso que a faculdade oferece e buscar o máximo de informações possíveis.

Para construir uma carreira de sucesso é necessário estudar muito e sempre se renovar, mesmo que já esteja atuando no mercado de trabalho. É importante ficar atento às novidades da área e buscar um novo conhecimento que possa te ajudar a se destacar. E tudo isso se torna muito mais fácil e prazeroso quando você faz aquilo que gosta.