No mundo atual, com os avanços da tecnologia e com a facilidade de comunicação entre as pessoas em qualquer período do dia, vida pessoal e profissional acabam se misturando mais facilmente.

Work or life choicesAtender ligações e verificar e mails pessoais ou saber o que está acontecendo em casa pode ser feito a qualquer momento, mesmo quando você já está no seu ambiente de trabalho, assim como receber uma mensagem do seu chefe ou de colegas do escritório, ou verificar seu correio eletrônico para conferir se recebeu aquela resposta que estava esperando também pode acontecer no momento que você já está em casa. Essa mistura pode não ser muito favorável para a sua vida de uma forma geral. Levar problemas de casa para o trabalho pode interferir na sua capacidade produtiva e comprometer a concentração necessária para a execução das tarefas designadas a você, e levar problemas do trabalho para casa pode arruinar seus momentos de lazer com quem não tem nada a ver com seus assuntos profissionais.

Saber separar as duas coisas é possível, mas exige um pouco de disciplina e organização.

Estabelecer limites é necessário. Quando estiver no trabalho, concentre-se nas suas atividades. Organize o seu tempo da melhor maneira possível para que não fiquem tarefas por fazer, dessa forma é possível evitar que o stress causado pela rotina do trabalho interfira nos seus momentos de folga. Se for dono do seu próprio negócio, delegue funções para quem trabalha com você, pois assim sobrará mais tempo para finalizar suas tarefas mais importantes e também mais tempo livre no final do dia. É preciso também estabelecer horários de trabalho, dessa forma ficará mais fácil programar sua rotina.

Se tem colegas que convivem com você além do âmbito profissional, estabeleça limites para os assuntos das conversas entre vocês. Se estiverem de folga, combinem de não falar sobre nada que envolva os problemas que têm na empresa.

Enquanto estiver fora do ambiente de trabalho, concentre-se apenas na sua vida pessoal. Faça atividades físicas ou procure atividades de lazer que te dão prazer para que se esqueça do trabalho enquanto não está no escritório. Passar mais tempo com a família e com os amigos também ajuda a esquecer dos assuntos profissionais. Inclua na sua rotina pessoal coisas que não costuma fazer, como pegar um cinema ou sair para jantar no meio da semana, num dia mais atípico para você.

Se precisar verificar algum assunto pessoal durante o trabalho de qualquer jeito, procure fazer isso em um momento que não atrapalhará a sua concentração para concluir uma tarefa, como durante o horário de almoço por exemplo. No caso de precisar fazer alguma coisa relacionada ao trabalho no seu período de descanso, estabeleça um horário específico para isso e se limite a ele para que não interfira nas suas atividades pessoais.

O equilíbrio entre o lado profissional e o pessoal possibilita um melhor desempenho no trabalho e um maior aproveitamento dos momentos de descanso, o que resultará em uma vida mais plena, realizada e feliz.